Swami Nirmalatmananda, indiano, 54, é o Diretor Espiritual da Ramakrishna Vedanta Ashrama de São Paulo, entidade afiliada à Ramakrishna Math & Ramakrishna Mission da Índia, ordem monástica fundada em 1886 e estabelecida em diversos países. A Ordem mantém 17 Centros nos Estados Unidos, um na Argentina, na Inglaterra, na França, na Holanda, Suiça, Rússia, Japão, Canadá, Singapura, Sri Lanka, Ilhas Maurícios, Ilhas Fijis e Austrália. A Ordem Ramakrishna mantém hoje um total de 150 centros no mundo, incluindo os centros na Índia.
Swami Nirmalatmananda chegou ao Brasil em 27/março/99 para inaugurar e assumir o primeiro centro oficialmente ligado à Ordem Ramakrishna no país e vem se dedicando à divulgação da Vedanta e dos ideais espirituais de Ramakrishna Vivekananda no Brasil. Vem mantendo estreito contato com os grupos de Vedanta nas cidades de Curitiba, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, onde além de proferir palestras, têm recebido para entrevistas as pessoas que estejam interessadas em aconselhamento para seu desenvolvimento espiritual.
Inspirado pelas primeiras leituras dos escritos de Swami Vivekananda, e pelas idéias e ideais de Sri Ramakrishna e Vivekananda, Swami Nirmalatmananda ingressou na Ordem Ramakrishna como brahmachari (noviço) em seu centro de New Delhi em Outubro de 1975 logo após terminar seus estudos na Universidade de Madras onde graduou-se em Matemática, Fisica e Quimíca. Cinco anos após seu ingresso foi enviado para Belur Math, Calcutta para treinamento intensivo na sede da Ramakrishna Math & Mission, tendo recebido em 1982 os votos preliminares (celibato, boa conduta, estudo das escrituras e serviço dedicado). Em 1985 recebeu sua iniciação (mantra diksha) de Swami Vireswaranandaji Maharaj, discípulo de Sri Sarada Devi (Santa Mãe) e 10º Presidente da Ordem Ramakrishna, junto com os votos finais de sannyasa (renúncia, pobreza e serviço a Deus).
Antes de vir para o Brasil serviu durante 17 anos na sede da Ordem Ramakrishna em Belur Math onde adquiriu ampla experiência administrativa da ordem monástica, somados aos estudos das escrituras sagradas, de sânscrito, da literatura de Ramakrishna Vivekananda, de contemplação e meditação, aconselhamento e correspondência com devotos.
No Ashrama em São Paulo, diariamente Swami faz o ritual de adoração (Arati) seguido de meditação e leitura, e recebe os devotos para conversas sobre temas espirituais, além das entrevistas pessoais de aconselhamento.
|